4.28.2005

Os novos moinhos

No bde encontrei esta gravura que é interessante, curiosa, mas deve sobretudo suscitar umas quantas discussões, na sua maioria resolvidas a priori. E é a visão apriorística de certos assuntos que inquina a liberdade de pensamento, e até o discernimento acerca do que nos rodeia. Olhando para a dita gravura podemos tirar várias ilações e conclusões. Na realidade o desenho é de certa forma ambíguo (não o seriam também os gigantes que D.Quixote avistava?), porque pode agradar ao mais radical esquerdista pro-proteccionismo-e equilíbrio-no-mundo-somos-todos-bonzinhos, como ao liberal pro-livre-concorrência-e-viva-o-Darwin-cada-um-que-se-amanhe.
A mensagem mais óbvia que se pretende passar é que as "brands" ou Companhias ilustradas são más, são os gigantes que atormentam D.Quixote (mas nem por isso o Sancho Pança).Os moinhos representam os gigantes liberais que ameaçam o mundo, e o D.Quixote representa os que vêem nessas multinacionais o perigo para o mundo. A cavalo da ideologia de esquerda / ultra-nacionalismo de direita(escolher conforme a opção política) e armado de manifestações, fóruns, alguns média e de políticos activos na sociedade, D.Quixote prepara-se para a luta que vai perder. Aqui mora a primeira curiosidade: se o objectivo era atacar as multinacionais, o ilustrador dá a entender que a derrota é inevitável (a não ser que não conheça convenientemente a história do De La Mancha). Pode também ser apenas um apelo a uma luta romântica.
O Sancho Pança (não podia ser mais parecido com o Zé Povinho pois não?)representa o povo, que não está muito interessado em combater o que não o ataca e afecta directamente.

Outra forma de observar a gravura e as pás dos moinhos, também me parece óbvia. Os gigantes só existiam na cabeça do D.Quixote, e na verdade os moinhos não faziam mal a ninguém, pelo contrário, moíam cereais para dar de comer a muita gente. Claro que o autor deu-se ao cuidado de desenhar apenas os moinhos e não os gigantes, mas neste caso a alucinação são as pás, o que de forma encapotada vai dar ao mesmo.Ou conhecem algum moinho que funcione com umas pás em forma de W ?!

Concluindo: sem conhecer o autor do desenho não posso concluir qual seria o objectivo deste ao desenhar o que desenhou. Atendendo ao sítio onde encontrei a gravura deduzo que fosse para desdenhar as brands, as corporações multinacionais. De qualquer forma foi mal escolhida a analogia.

Sem comentários: