5.04.2005

Moral

Estará o pensamento moral mais evoluído do que estaria há (por exemplo) duzentos anos atrás? As barbáries que todos os dias vemos acontecer provar-nos-ão que não?
Terão todas as culturas, à sua maneira, um desenvolvimento moral aceitável e consentâneo com o ser humano? Ou por outro lado, podemos aceitar posições etnocentristas que afirmam que há culturas evoluídas moralmente e outras que nem por isso? Estarão algumas culturas, em estádios de desenvolvimento mais atrasados que outras? Apedrejar uma mulher por adultério indica que tipo de pensamento moral? Extremo, primário, bárbaro, equilibrado,errado, civilizacionalmente condicionado? Se for a última hipótese a correcta, será que o condicionamento civilizacional pode não ser mais que deturpação moral? E matar uma pessoa por ter morto outra é o quê moralmente? E se com os avanços forenses se descobrir que determinada pessoa matou e voltará a matar assim que puder? Será moralmente aceitável sublimar essa informação, acreditando sempre na redenção do ser humano? A Morte caberá no pensamento/desenvolvimento moral do ser humano?

Será que Kohlberg tinha razão quando simplificou as coisas?

2 comentários:

Nuno Quaresma disse...

O relativismo absoluto condena a estrutura social à sua desagregação, pois permite que tudo seja justificável perante determinado enquadramento. Existem valores universais, que podem ser mais ou menos "sagrados" consoante o estádio de desenvolvimento moral da sociedade. Acredito que hoje o "mundo Ocidental" tem maior capacidade de se chocar com certas barbaries, que eram aceites há 200 anos atrás, e que esta capacidade de choque resulta da evolução histórica da moral das sociedades. A escala de valores é a mesma, mas o nível de exigência eleva-se. Satisfeitas as necessidades morais primárias, passamos ao seguinte nivel de necessidades morais (maslow). Cada vez mais perto do Sagrado, Cada vez mais perto de Deus.

PedromcdPereira disse...

Não sei se podemos comparar a pirâmide das necessidades de Maslow, com os conceitos éticos universais de Kohlberg. E assumir que a moralidade nos aproxima do sagrado é um pouco arriscado. A moral cristã/religiosa pode não caber totalmente na moral Universal. Uma família ateia tem e incute a moral na sua prole. Os estádios de desenvolvimento existem também.