1.07.2006

Radicais

Tenho visto com mais atenção as reportagens de desportos radicais naquele canal que é o Xis Treme. E percebo porque é que me andei a esforçar durante a adolescência para gostar muito daquilo, mas não consegui tirar o futebol da cabeça. Skate, bmx, in line e quejandos, são desportos (principalmente quando em half-pipe) enfadonhos. Todos fazem o mesmo. Os truques são iguais e só os trompaços é que trazem "alguma côr" à cinzenta monotonia de os ver a aguentar um bocadinho na parte superior do half-pipe, a fazer grind, o hand plant, o sem mãos, enfim sempre o mesmo. Por essa mesma razão é que não pode haver muitos entusiastas a assistir, porque não ser um desporto de massas pode ser uma vantagem, mas não quando só não o é por ser um enfado para quem assiste. E ainda por cima é um júri que decide quem ganha. Este pessoal anda a faltar às aulas e a marginalizar-se porque não gosta de ser avaliado pela sociedade e pela escola, para depois se irem enfiar num desporto onde são avaliados sempre. Uma pessoa vê o Ronaldinho com a bola a meio campo e não sabe se vai pela esquerda ou direita ( tudo bem, o Mourinho é capaz de adivinhar), se vai fintar ou passar a bola. Assim como o adversário pode deitá-lo abaixo, tirar-lhe a bola (se conseguir) ou ser ingloriamente mamado. Isto é bonito. Um jogo de futebol por mas entediante que seja não é previsível. O pessoal dos desportos radicais queixa-se da vida rotineira da sociedade, para se meter em desportos cujo objectivo é conseguir fazer uma série de movimentos repetitivos que pareçam rotineiros e naturais. É transformar a rotina numa forma de divertimento. Paradoxo.

3 comentários:

Anónimo disse...

nao sejas mau!
sabes que nas estradas do sabugal é impraticavel kk acto relacionado com rodas.(desde o skate á conduçao, claro que condicionados por motivos diferentes)a bola era o teu unico entretem, isso e buer.
A cena dos desportos "extremos" é a mesma cena que leva os americanos ao nascar, e ao hoquei no gelo. Ver desastres, braços partidos, porrada ou feridos graves. :D

Luis O Silva

PedromcdPereira disse...

Ná! Eu skatava no Sabugal!!! Um thrasher do catano. De escola a casa / casa escola, e a bófia sem saber o que me dizer. Assim até acho fixe o skate. Como o McFly no regresso ao futuro em que vai à boleia dos pára-choques. Já para não falar dos loucos do skate. Fazer disso (especialmente no half-pipe) desporto de massas e grande beleza... No can do.

Tfonei-te na passagem de ano e tu nem chus nem mus. Logo te lixas

Anónimo disse...

ahh entao foste mm tu!! eu vi o numero e nao o conheci e dps disse a tua mae, "acho que o pedro me ligou, ele tá por ai?" ah e tal, ele ja bazou a bue, e pensei, "ah entao nao foi ele".
é que isto de ter uma maquina digital em que o cartao de memoria do telemovel tb la funciona tem mto que se lhe diga. tirei.o do telefomel, foram metade dos numeros a vida, including yours!
Mas deixa que te diga, o teu fim dano deve ter sido BEM mais totil baril que o meu lol.
Peace!
Abraço